quarta-feira, 18 de junho de 2008

Heraclito


Heraclito era natural de Éfeso, cidade grega que tinha sofrido o domínio persa. Entre as doze cidades jónicas que formavam o chamado "dodecápolis", Eféso, destacava-se pelo seu enorme templo dedicado à deusa Artémis. Heraclito segundo a tradição pertencia à alta aristocracia, tendo renunciado ao trono de rei em favor do seu irmão. Revelou um grande desprezo não apenas pelas multidões, mas também por todas as formas de pensamento tradicionais, afirmando-se como crente numa verdade universal, o logos (a nossa razão e a razão de tudo o que existe), acessível a todos sem qualquer iniciação ou ritual. Devido à forma enigmática como se expressava já na antiguidade era conhecido como "O Obscuro" ou "O que fala por enigmas".

Obras
Da Natureza, da qual possuímos cerca de cento e trinta fragmentos de uma a cinco linhas referidos por autores posteriores.

Principais Domínios de Investigação
Heraclito é o protótipo do filósofo enigmático, o que não o impediu de ter uma profunda influência na história do pensamento Ocidental. Embora com leituras muitos diferentes, inspiraram-se no seu pensamento, filosófos como Platão, G.Bruno, Hegel, Marx, Nietzsche, Bergson e tantos outros.


Nenhum comentário: