terça-feira, 17 de junho de 2008

Parmênides critica Sócrates


Platão conta, no diálogo Parmênides, que o próprio e seu discípulo Zenão encontraram-se com Sócrates. O filósofo ateniense, para se opor à tese de Parmênides defendida por Zenão, apresenta a sua Teoria das Formas. A teoria é inaceitável para Parmênides porque supõe a unidade e a multiplicidade (ou a contradição, ainda que apenas para o múltiplo). Eis o primeiro argumento do filósofo de Eléia:Se as coisas particulares participam da forma da beleza, ou da semelhança, ou da extensão, elas são ou bonitas, ou semelhantes, ou extensas. Cada coisa particular deve receber ou o todo da forma de que participar, ou uma parte. De um modo ou de outro, a forma se torna múltipla. No primeiro caso, por multiplicação. No segundo, por divisão. Em qualquer dos casos, não será una.A resposta de Sócrates, embora tímida, é ótima e se resume na afirmação de que as formas são paradigmas, não coisas sensíveis, que podem ser divididas ou multiplicadas.Ow, Parmênides, quer medir idéia com esquadro?O mais interessante no diálogo entre Sócrates e Parmênides é a imagem do jovenzinho promissor, mas ainda ingênuo e incipiente, apresentando problemas para gente grande pensar. Lembrei-me de Cristo conversando com os doutores do templo.

Um comentário:

Raisa 1vr disse...

Nossa minha querida,se inveja matasse vc já estaria morta,hein?
iSSO TÁ NO MEU BLOGG,CREDUUUUU
QUE POVO INVEJOSO...
Meu Deus,ow povim ser criatividade,sempre imitando o outro.Odeio gente assim!Ahh,eu falo msm,pq eu não consigo deixar de criticar esse povo imitão!!!!